07 novembro 2011

ECG: MÓDULO IV OS Bloqueios de Ramo


1-O SISTEMA DE CONDUÇÃO INTRAVENTRICULAR
este sistema é composto basicamente por dois ramos :O RAMO DIREITO que vai levar o estímulo ao ventrículo direito e O RAMO ESQUERDO ao ventrículo esquerdo.
Este sistema serve para que a condução do estímulo seja o mais rápida e eficiente possível , assim quando tivermos menor eficiência da condução por este ramo a primeira alteração que veremos na inscrição do eletrocardiograma será um aumento na duração do QRS, progressivo, quanto maior for a dificuldade do estímulo descer pelo ramo. Este prolongamento da duração do QRS pode chegar a níveis “aberrantes” quando comparados ao ECG normal.(fig.1)


Figura 1: Condução normal prolongada



Esta “aberração” vai ter características diferentes de acordo com o ramo comprometido e com o grau deste comprometimento. A ativação ventricular normal pode ser considerada abaixo aonde o inicio da despolarização(10ms) é na região septal , passando pelo ápice (30ms) , parede livre(40-60ms)e terminando na porção basal(80ms).Desta maneira podemos compor basicamente ativação com 3 vetores básicos:O septal(1) o de parede livre(2) e o da base(3).(Fig.2)

Figura 2: Ativação normal




2-OS BLOQUEIOS:

A- O BLOQUEIO DE RAMO DIREITO:
  

No bloqueio do ramo direito, o estímulo, como tem sua “descida” comprometida para o lado direito do coração, vai preferencialmente descer pelo lado esquerdo ,que esta livre , e então “saltar o septo”para ir despolarizar o lado direito. Este vetor chamado de “salto de onda” vai ocorrer mais tardiamente que os vetores 1 e 2 gerando então uma inscrição tardia no QRS . Esta inscrição tardia em V1 por ir em direção a este vai ter o formato de uma onda terminal positiva gerando o chamado padrão M do bloqueio de ramo direito (rSR’/rsR’/rSr’). Enquanto em V6 vai se apresentar com uma onda terminal negativa ( que também aparecerá em DI e AVL)(qRs/qRS)
Quanto maior for o alentecimento pelo ramo maior será a duração desta onda terminal , desde de um grau mínimo(1o ,2o /incompleto) até um grau máximo em que o ramo direito não deixa passar nenhum estímulo (3o , completo)(fig.3)

Figura 3: Ativação durante o bloqueio de ramo direito

Existem critérios para definir o grau de bloqueio de ramo . Existem duas escolas a americana que apenas define como bloqueio de ramo completo e incompleto e a latina que define como de 1o , 2o , e 3o . O principal critério para diferenciação ainda é a duração do QRS aonde se for >0,10s e<0,12s será incompleto(ou de 1o ou 2o ) e se for > 0,12 s será completo ( ou de 3o ). O padrão morfológico também nos ajuda a distinguir entre os graus de bloqueio. O menor sinal possível de bloqueio de ramo direito seria a diminuição do S de V2 pois nesta derivação vemos a progressiva contra posição do “vetor salto de onda” que despolariza apenas parte do ventrículo em relação ao vetor de parede livre que é responsável pela onda S em V2 essa diminuição do S é progressiva até que o “vetor salto de onda” esteja despolarizando suficiente o VD de maneira cada vez mais tardia ao ponto de além de causar a redução máxima do S em V2 vai começar apresentar o r’ terminal que também aparecerá em V1 e que evoluirá para um R’ com a progressão do bloqueio.(fig.4)

Figura 4: progressão do bloqueio de ramo direito em V2

Classificação pela escola Latina:
Os bloqueios serão divididos em 3 graus:

1o grau- Pequeno entalhe na porção terminal da S ou aparece r’ em V1/V2 a s em V5 e V6 se não existia aparece.
2o grau- R’>r em V1 e a onda s em V1 e V2 fica mais proeminente.
3o grau- rsR’ em V1 e V2 , QRS>0,12s , s alargada em D1 e V6(>40ms) , TAV>0,05 em V1 , alterações secundárias de repolarização.

A repolarização no BRD:
O segmento ST e a onda T vão se afastar do vetor terminal do BRD ou seja : quando a última onda for positiva como é o R’ em V1 a onda T será negativa e o ST pode estar infradesnivelado e quando a última onda for negativa como o s em V5,V6 a onda T será positiva e ST pode estar supradesnivelado.(fig.5)


Figura 5



Sempre que a alteração de repolarização não tiver este padrão, no BRD característico , deve se levantar a suspeita de uma alteração primária (isquemia) na repolarização.


B) O BLOQUEIO DO RAMO ESQUERDO:

Neste caso vai ocorrer justamente o oposto do BRD , o estímulo vai descer pelo ramo direito e saltará o septo para ativar o ventrículo esquerdo. Assim ativação do septo esquerdo e da parede livre vai ser tardia e aberrante. O vetor septal que antes saía da esquerda para direita em direção a V1 passará a se afastar desta indo da direita para esquerda. Com isto o r inicial em V1 e o q inicial em V5 e V6 desaparece e o vetor de parede livre por estar com a duração prolongada passa a ter uma representação aberrante formando um S largo e profundo nas precordiais direitas ( V1 , V2)e um R largo e elevado nas precordiais esquerdas(V5,V6). Como no ramo direito o ramo esquerdo também pode sofrer graus progressivos de bloqueio , sendo que o sinal mais precoce do BRE será perda da ativação septal ou seja a perda do r em V1 e do q em V5 , V6 e D1.(fig.6)

Figura 6: Ativação no BRE completo

O critério de duração é o fundamental para caracterizar o BRE aonde >0,10 s e<0,12 e incompleto e >0,12s é completo. Um característica do BRE ,especialmente do completo ,é a morfologia bizarra do QRS em V5 e V6 com presença de empastamento no meio da onda R(meseta)( esse padrão também pode ser visto em AVL.(fig.6)
O critério da escola latina:
1o grau –Ausência de onda q em V5 e V6 e o r em V1.
2o grau _Espessamento do R ascendente em V5 e V6 sem ainda caracterizar meseta.
3o grau _Ausência de q em V5 V6 e DI , QRS>0,12s , ondas R alargadas e com entalhe em V5 e V6, DI e AVL , aumento do TAV(>0,06 em V5 e V6) , alterações secundárias de repolarização.

A Repolarização no BRE.
A onda T e o segmento ST está na direção oposta da maior deflexão do QRS.Ou seja em V1 e V2 aonde o predomínio é negativo a onda T será positiva e o ST será supradesnivelado , já em V5 e V6 aonde o predomínio é positivo a onda T será negativa e o ST infradesnivelado.


Figura 7: V1 e V6





EXEMPLOS :

Bloqueio de Ramo Direito:

Figura 8: Bloqueio de ramo direito



Figura 9: Bloqueio de ramo direito


Figura 10: Bloqueio de ramo direito
Figura 11: Bloqueio de ramo direito




Exemplos de BRE:


Figura 12: Bloqueio de ramo esquerdo


Figura 13: Bloqueio de ramo esquerdo



Figura 14: Bloqueio de ramo esquerdo freqüência dependente

Figura 15: Bloqueio de ramo esquerdo com alteração primaria de repolarização

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

3 comentários:

  1. Me ajudou mto.
    O Dale Dubin mostra apenas o complexo qrs. Estava na duvida msm ato a alteração do segmento ST e inversão da onda T.
    Agora entendi....obg!

    ResponderExcluir
  2. Vi em alguns estudos a definição do BRD 3° grau como tendo QRS > 0,12s?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo site e obrigado!

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 MedGeek
Design by FBTemplates | BTT