06 setembro 2009

IQUEGO produzirá Oseltamivir

O presidente da Iquego, Pedro Canedo, concedeu, nesta sexta-feira, na sede da empresa, entrevista coletiva para falar sobre o início da produção do fosfato de oseltamivir – princípio ativo do Tamiflu, o único remédio eficaz no tratamento da gripe A. O laboratório goiano já recebeu os sais para a manipulação do medicamento e toda a linha de produção está mobilizada para a operação, que terá início na tarde desta sexta-feira. No total serão fabricados 7.500 frascos.


A Iquego fabricará a versão suspensão oral, porque nesta apresentação o medicamento atende a crianças e adultos, ao contrário da versão em cápsulas, que serve somente aos adultos, enquanto que a maior demanda era para crianças.

A dosagem média do fosfato de oseltamivir por tratamento é de 5ml por vez, duas vezes ao dia, durante cinco dias para uma pessoa adulta e de uma vez ao dia para cada criança tratada, sendo que o que determina a dosagem é o peso do doente infantil. Já para a profilaxia – prevenção – o medicamento é administrado uma vez por dia durante dez dias. A profilaxia é indicada para os profissionais de saúde que porventura tenham tido contato com algum portador do vírus ou àquelas pessoas que estiveram próximas a alguém contaminado sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Embora a Iquego só tenha recebido do Ministério a encomenda de um lote com 7,5 mil tratamentos, a empresa está apta a fabricar tantos lotes quantos sejam necessários, uma vez que dispõe tanto de capacidade industrial instalada, como de técnicos e profissionais habilitados a produzir o medicamento, inclusive na versão cápsula, se for o caso. A Iquego é um dos únicos laboratórios oficiais brasileiros a fabricar o oseltamivir, e sua produção foi autorizada pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial, devido à propagação da epidemia de gripe suína pelo País, o que dispensa a concessão de registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a sua fabricação, já que se trata de uma questão de saúde pública e segurança nacional.

Toda a negociação para a fabricação do medicamento foi iniciada pelo próprio presidente da Iquego junto ao Ministério da Saúde. Nesta entrevista, Pedro Canedo vai falar sobre como será a distribuição do remédio e o que isso significa para a saúde pública em Goiás

Fonte:
Diário da Manhã

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 MedGeek
Design by FBTemplates | BTT